domingo, 22 de novembro de 2015

[Súmula de Domingo] Novembro Azul X Machismo - Ana Cristina


 É certo que alguns homens, quando me refiro à alguns, quero dizer em relação à 99% da população masculina, têm em seu órgão reprodutor o cetro, a sua majestade e realeza, mas a admiração e a veneração só valem se este “funciona” corretamente.
Como penetrar neste universo tão singular que usa uma linguagem tão própria e peculiar, sem que os ofenda?
Difícil é a palavra correta e injusta seriam necessárias a ajuda de outras mais convincentes quebrando este paradigma arcaico de que homem que é homem não se submete a este tipo de exame. Estou falando dos exames:
O Toque Retal
O Exame de Ultrassonografia Transretal
O Exame de PSA (antígeno prostático-específico). Os exames prometem diagnosticar o câncer precocemente, mas mesmo não havendo precisão quanto a ter a doença, ainda é o melhor a fazer. Muitas vezes o corpo humano se faz de criança brincando de esconder, é por isso que por vezes ao fazer o exame a doença já se encontra avançada.
Oram vejam, se os homens de quem falo são tão, tão, porque se intimidam mediante a um exame inicial, tão simples e confidencial? Não se sabe ao menos eu não sei porque sou mulher. Mas vamos aos fatos assustadores quem sabe assim alguns levantam-se e corram para a consulta médica.
Quais os fatores de risco mais comuns associados ao câncer de próstata?

  Idade:

Câncer de próstata é muito raro em homens de menos de 50 anos, porém após essa época, a chance de desenvolvê-lo aumenta com a idade indefinidamente de forma linear.

  Raça:

Esse tipo de câncer parece ser mais comum em homens negros, mesmo quando a possibilidade de fazer o diagnóstico é comparável. Homens negros americanos, aonde essa relação entre raça e câncer de próstata foi mais estudada, também morrem mais por esse tipo de câncer do que homens brancos.
  História familiar:
Ter tido um familiar próximo, como pai, irmão ou filho com esse tipo de câncer, aumenta a chance de uma pessoa desenvolver câncer de próstata.

  Dieta:

Consumo excessivo de álcool, dieta com pouca fibra e poucas fontes de vitaminas também são fatores de risco para esse tipo de câncer.
ehttp://www.abcdasaude.com.br/cancerologia/cancer-de-prostata-deteccao-precoce


VOCE SABIA?

  Que a cada mil mulheres com câncer de mama, um homem desenvolve a doença? http://blogdocancer.com.br/
  Foi feito um estudo e segundo a Universidade de Nottingham apontou que a maior incidência de casos câncer se deu naqueles que se masturbavam com frequência? http://scienceblogs.com.br/xisxis/2009/01/masturbacao-causa-cancer-de-prostata/ Vale conferir.
  Não. “Masturbação não faz mal nenhum”, afirma o médico Fernando Almeida, professor de urologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). E isso é verdade tanto para homens quanto para mulheres. “Do ponto de vista médico, não existe qualquer problema”, afirma a ginecologista Arlete Gianfaldoni, médica assistente do Hospital das Clínicas de São Paulo.
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL976307-5603,00-MEDICOS+ESCLARECEM+TABUS+SOBRE+A+MASTURBACAO.html

Bem como devem ter notado eu quis ressaltar os diversos estudos, as dúvidas frequentes em relação ao problema câncer e é assim assustador até para mim. À medida em que pesquisamos nos vemos às vezes em ciladas com tanta informação incorreta, mas também vejo como pode ser esclarecedor toda a busca sobre o assunto. O assunto é sério porque trata-se de vida. O Novembro Azul vem para esclarecer sobre essas dúvidas e informar sobre prevenções.
  Como toda a pesquisa que se faz sempre há outra dizendo o contrário, vale fazer a consulta e tentar esclarecer todas as dúvidas com o seu médico a respeito dos mitos e verdades.
Disponha a ele todas as atividades que acha pertinente relatar e não se esqueça de que uma vida saudável não depende de prescrição médica a não ser que tenha alguma restrição em relação à pratica de exercícios, do contrário não há desculpas sua vida pede movimento, então mãos à obra ou pernas para que te quero.
LEMBRETE: o Natal está à nossa porta e com ele as confraternizações que conferem várias conotações, se a sua for beber e comer exageradamente, pense um pouco sobre o que faz com sua realeza.

Um abraço a todos, que a semana seja repleta de realizações.

Ana Cristina.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Google+ Followers

Instagram

Parceiro

QG dos Blogueiros

Anuncie

Anuncie

SnapChat

SnapChat

Facebook

Youtube

Feature Post

Google+ Badge

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *

Follow by Email

Postagem em destaque

[4ª Poética] Sofro em teu olhar - Robson Lima

Copyright © Faroeste Literário - entrevistas, cursos, resenhas e muito mais | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com