quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Retrospectiva - Feliz Ano Novo

2014

 O blog começou na plataforma Tumblr, com o propósito do escritor Davyd Vinicius, divulgar o seu trabalho.
Porém, notando a falta de apoio que novos escritores tinham para divulgarem o seu trabalho, ele teve a ideia de começar a mostrar os trabalhos de seus colegas, e também, fazer algumas entrevistas.
Autores como Inácio Cruz, Nana Pauvolih, Júnior Leão, Ane Viz, Rodrigo Ponciano, R.R. Beatrice e Eva Zooks foram uns dos grandes responsáveis por encaminharem o blog a se tornar o que é hoje. Aos pouquinhos o trabalho foi ficando sério, e a necessidade de mudar do Tumblr para o blogher foi inevitável.
Foi em 2014 também, que ocorreu a primeira edição do "Melhores do Ano", que veio com o propósito de prestigiar aqueles mesmos autores que citei acima.

"Premiação "Melhores do ano 2014" promovida pelas páginas Faroeste Literário e Tinteiro de Pixels.
A premiação teve início na Terça-feira dia 09/12/14 às 11:00h AM terminando no Sábado 27/12/14 as 08:00h AM tendo a duração de 2 semanas e 3 dias.
Ao todo a premiação teve exatamente 1.589 votos e a página de votação mais de 7.000 visitas."


Como também já citado acima, o projeto Tinteiro de Pixels, foi criado em 2014 com o intuito de prestar serviços de marketing digital gratuito para novos escritores, porém, infelizmente com a falta de apoio teve de ser deixado de lado.

"O projeto Tinteiro de Pixels, visa prestar serviços de marketing digital gratuito para novos escritores.
Trabalhamos com o apoio de blogs/sites/ páginas e outras mídias afiliados que se dispõem a divulgar o trabalho desses novos escritores para que assim, eles passem a ter uma maior visibilidade no meio literário.
Com 5 autores já selecionados para a fase inicial de testes, o projeto promete voltar com tudo em 2016."


2015

 A primeira publicação no blogger, foi a entrevista com o autor Inácio Cruz, feita no dia 12/01/2015. A partir dai, as entrevistas não pararam mais. Com uma, e as vezes duas entrevistas por mês, fechamos o ano com mais de 15 entrevistas com diferentes autores.
 Tudo estava indo tão bem, que até conseguimos parceria com uma revista Mexicana. A revista "Mimeografo Multicopista Cultural" que também divulga o trabalho de diversos autores mexicanos, além de sempre estarmos indicando diversos autores, também atuamos traduzindo diversos poemas para a revista.
 Tivemos em 2015 a segunda edição da premiação "Melhores do Ano", que dessa vez, teve suas indicações abertas ao público, tendo mais de 75 autores indicados. As votações desta vez, aconteceram em nosso blog, nos rendendo mais de 15.000 acessos em menos de um mês e mais de 8 mil votos.
 Nessa edição, contamos com o apoio de nossos patrocinadores, que nos ajudaram com a arrecadação e o envio dos prêmios.
 Nesse ano, começamos a divulgar muitos livros do wattpad e amazon, levando-nos a criar a StandBooks, uma vitrine literária com diversos títulos de diversos autores.
 Mas as nossas estréias não param por aí, tivemos nesse ano, duas edições da "4ª Poética", que tinha como foco, divulgar diversos poetas e seus poemas.
 Abrimos espaço para diversos colunistas, e assim, chegamos a ter 7 colunistas em nosso blog, sendo um deles para cada dia da semana. Hoje, continuamos com 4 colunistas e diversos colaboradores.

 "Manter um blog como esse não é tarefa fácil, até porque trabalhamos de forma colaborativa e não ganhamos nada com isso. A escolha de não cobrar pelas divulgações, faz parte da essência do blog, eu não acho justo cobrar dos autores por algo que deveria ser feito de graça por todos. 
 O trabalho de um escritor não é fácil, principalmente se você é novo e não tem uma editora, pois além de escrever, você tem que se preocupar com a revisão, diagramação, capa, divulgação, e outros serviços. E se você for pagar para alguém fazer, acaba saindo muito caro.
 Temos muitos blogs literários na internet, mas poucos deles estão interessados em divulgar novos autores sem cobrar.
 É por isso que lutamos dia após dia para que esses blogs vejam o nosso trabalho e que nos apoiem ajudando a divulgar os autores, eles precisam muito mais do que apenas uma resenha em um blog, nós temos autores maravilhosos e com muito conteúdo para oferecer além dos seus livros, mas que muitas vezes ficam no anonimato por falta de visibilidade."
 (Davyd Vinicius)


  Conquistamos tantas coisas boas esse ano, e tudo graças a vocês que acreditaram e confiaram em nosso trabalho.
  Hoje sinto que além de sermos um blog, somos uma família que luta todos os dias pela mesma paixão, a literatura nacional.
  É muito bom ver que em menos de um ano, muitos dos autores que passaram pelo nosso blog, já estão com livros publicados e com projetos bem maduros.
  Sei que nem todas as palavras do mundo poderiam expressar a nossa gratidão por cada autor que passou por aqui neste ano, mas nesse momento só o que tenho a dizer é MUITO OBRIGADO!
  Já temos muitos planos para 2016 e são coisas bem diferentes, mas que serão muito boas para muitos autores.
  Espero que o nosso blog continue crescendo cada dia mais e que vocês continuem confiando em nosso trabalho. Também espero, daqui uns 10 anos voltar aqui e fazer o mesmo texto mas com muitas mais conquistas e histórias de sucesso.
 Em nome de toda equipe Faroeste Literário, desejo á todos um feliz ano novo e um ótimo 2016, cheio de realizações e coisas boas!
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Google+ Followers

Instagram

Parceiro

QG dos Blogueiros

Versos da alma

Anuncie

Anuncie

SnapChat

SnapChat

Facebook

Youtube

Feature Post

Versos da alma

Versos da alma

Google+ Badge

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *

Follow by Email

Postagem em destaque

[Súmula de domingo] - JOGOS DA MASSA – Ana Cristina

Copyright © Faroeste Literário - entrevistas, cursos, resenhas e muito mais | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com