domingo, 1 de maio de 2016

[Súmula de Domingo] Dia Mundial do Trabalhador – Ana Cristina.


 No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes o então presidente.
Não vou me ater a fatos, datas, nomes e ações memoráveis, mesmo porque ficaria maçante a repetição de pesquisa.
Quero enfatizar o nosso regimento quanto a cidadãos brasileiros, trabalhadores e seguidores da Constituição de Leis do país. Nós seguimos, tanto porque seremos nós os prejudicados quanto à ação contrária. Mas quero abrir um precedente quanto a isso. Também porque foi neste dia 1 de maio que Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. O que diz o nosso livro primeiro (aqui em relação ao trabalho) sobre os nosso direitos. Vamos dar uma olhadinha:
Art. 7, inc. IV da Constituição Federal de 88
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;
Bem, o que posso dizer quanto a, comer, morar, estudar, vestir, calçar e....... nossas necessidades são infindas tratando-se de UMA pessoa que dirá quatro. Com o valor de R$880,00 e mais algumas ínfimas vantagens estamos prontos para o mundo, para inflar o peito e nos dizer orgulhosos de um país que trata bem o seu trabalhador, pronto está feito, cumprindo com todas as obrigações mensais no trabalho, o trabalhador no Brasil vai receber à altura, sairá tão satisfeito da fila do banco com o seu rico dinheiro que os passarinhos se alegrarão sobre sua cabeça. Ele haverá por certo de encher o tanque de gasolina e dará uma esticada no final de semana visitando sua mãe na cidade vizinha, para ela, ele levará presentes e lhe dará um dinheirinho, afinal o que ela recebe de aposentadoria todos os meses é para suas farras em cruzeiros internacionais. Ela assistiu isso na TV, que aposentados europeus e norte americanos saem em cruzeiros gastando suas aposentadorias abastadas. A mãe esqueceu de entender essa palavra.
Vamos comemorar, temos muito que comemorar, mesmo porque o nosso dinheiro é mágico, nos faz rir e chorar.
Somos brasileiros.
Dicas de filmes sobre o assunto.
Ana@Cristina.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Google+ Followers

Instagram

Parceiro

QG dos Blogueiros

Anuncie

Anuncie

SnapChat

SnapChat

Facebook

Youtube

Feature Post

Google+ Badge

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *

Follow by Email

Postagem em destaque

[4ª Poética] Sofro em teu olhar - Robson Lima

Copyright © Faroeste Literário - entrevistas, cursos, resenhas e muito mais | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com