quarta-feira, 22 de junho de 2016

[LiterLetrados] Dicas para currículo literário

Olá Liter! Demos uma estacionada nos video-aula mas continuarei por aqui ajudando a você que persisti no sonho de ser um escritor. Apesar de não ser uma tarefa fácil mostrar o caminho  das pedras, tudo o que aprendi e aprendo quero dividir com vocês.

Bom, hoje vamos falar sobre o tal CURRÍCULO LITERÁRIO. A grande dúvida principalmente na hora de participar de um concurso de literatura que exigem biografia e currículo. (Falaremos num outro momento da biografia)

Então, diferente do curriculum vitae que conhecemos, (que quanto menor melhor, o ideal é somente o necessário) o currículo literário deve ser completão! Tudo o que você já fez dentro da literatura te q estar descrito ali. Por mais que você não tenha livros, prêmios... Tudo o que você colocar com certeza vai acrescentar na sua presença no universo literário e desde de quando. (por isso que essa coisa de colocar "só coisas atuais" no currículo literário não é o recomendado!)

Isso mesmo, se escreve para um blog, se ganhou um concurso literário, sua formação acadêmica, se faz parte de alguma atividade (cursos) na literatura... Coloque tudo desde a primeira conquista, até a mais recente. TUDO MESMO! 

E a ultima dica que eu deixo (e que serve muito para mim) é ter sempre dois currículos literários. Um que é esse completo, e um outro só com os pontos de maiores relevâncias. Ai sim entra apenas os prêmios, livros publicados (ou publicações) algo bem sucinto de 10 a 12 linhas, pois alguns concursos e/ou meios para publicações (blogs, revistas, sites...) pedem um currículo mais resumido para apresentação do escritor. Por tanto é bom ter sempre os dois a mãos, já prontos pra ir apenas atualizando.

No próximo post, posto um modelinho para vocês!



Mariane Helena
Share:

Um comentário:

  1. Mariane, adorei as dicas sobre curriculum, sempre há uma ou outra dúvida, obrigada.

    ResponderExcluir

Seguidores

Google+ Followers

Instagram

Parceiro

QG dos Blogueiros

Versos da alma

Anuncie

Anuncie

SnapChat

SnapChat

Facebook

Youtube

Feature Post

Versos da alma

Versos da alma

Google+ Badge

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *

Follow by Email

Postagem em destaque

[Súmula de domingo] - JOGOS DA MASSA – Ana Cristina

Copyright © Faroeste Literário - entrevistas, cursos, resenhas e muito mais | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com