quarta-feira, 3 de agosto de 2016

[Diversidade Literária] - Gêneros Literários - Marivalda Paticcié


1- Preliminares


A questão dos gêneros literários, que interessa tanto à história e à filosofia como à teoria da Literatura, está distante de se considerar esgotada, e da mesma forma que outros problemas literários, continua viva e em pauta. 
A explicação reside no fato de ser uma questão controversa: tudo depende da posição historiográfica e filosófica assumida pelo estudioso. Daí que existam, ou tenham existido, as mais diferenciadas interpretações, desde a de Croce, negando peremptoriamente a validade e a existência dos gêneros literários, até a dos clássicos em geral, que os suponham estratificados e hierarquizados segundo um conceito mais ou menos imutável de ordem e de regra. Grande parte dessas controvérsias se refletiu no III Congresso Internacional de História Literária, reunido em Lyon (França), durante os meses de maio e junho de 1939, para discutir expressa e exclusivamente o problema dos gêneros literários, fato esse que atesta com clareza sua importância nos quadros da problemática literária.
A história das teorias ou doutrinas acerca dos gêneros literários confunde-se, sobretudo em seus começos, com a história da estética, da Filosofia e da própria crítica literária, o que explica em parte a enorme confusão existente em torno do problema. O mais antigo traço de pensamento acerca dos gêneros, muito embora sem rótulo pelo qual vieram a ser conhecidos, encontramos em Platão, em cuja República (livro III, 394) aparece pela primeira vez uma divisão, triparte, da Literatura. 1- a tragédia e a comédia, isto é, o teatro. 2- o ditirambo, isto é, a poesia lírica. 3- a poesia épica.  Mais adiante, Aristóteles, na Poética,  refere a epopeia, a tragédia, comédia, o ditirambo, a aulética e a citarística como expressões poéticas, mas não se demora no exame da comédia e especialmente da tragédia. 
"Não parece que na Antiguidade, depois de Aristóteles, a doutrina dos gêneros poéticos fosse objeto de tratados especiais". Todavia, entre os latinos o problema volta a aflorar, ainda que passageiramente, na Epístola aos Pisões ou Arte Poética, de Horácio.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Google+ Followers

Instagram

Parceiro

QG dos Blogueiros

Anuncie

Anuncie

SnapChat

SnapChat

Facebook

Youtube

Feature Post

Google+ Badge

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *

Follow by Email

Postagem em destaque

[Biografias Reais] Escritor José Saramago

Copyright © Faroeste Literário - entrevistas, cursos, resenhas e muito mais | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com