sábado, 20 de agosto de 2016

[Diversidade Literária] A Técnica da Resenha - Marivalda Paticcié

A Técnica da Resenha


A diferença entre o texto expositivo escrito que chamamos resumo e aquele que recebe o nome de resenha ou recensão reside no caráter eminentemente analítico, opinativo e crítico da resenha. Resenhar é apresentar criticamente uma obra, de tal forma que o leitor da resenha de um livro, ou de um filme, além de tomar conhecimento do seu conteúdo, possa também apreender aquilo que, do ponto de vista do autor da resenha, são aspectos positivos ou negativos da obra resenhada.
 Toda resenha tem, portanto, algo que se assemelha a um resumo, mas é mais necessariamente mais do que ele, pois seu objetivo é avaliar criticamente uma obra qualquer.
 Observe que, por vezes, quando um professor pede que você faça um trabalho sobre o livro que leu, a expectativa é a de que você assuma a perspectiva não só de quem resume a obra, mas também de quem a resenha. É por esse motivo que o seu professor quer que você vá além da apresentação do conteúdo do livro e faça também comentários sobre os aspectos da obra que mais lhe chamam a atenção. A condição para que façam boas resenhas de livros (por exemplo) é obviamente, que se seja um bom leitor, capaz de não só interpretar um texto, mas também de analisá-lo criticamente segundo alguns critérios relevantes.
  No caso dos textos expositivos, esses critérios costumam ser, dentre outros: a relevância e atualidade do conteúdo apresentado, a correlação das informações fornecidas, a adequação da linguagem ao público a que se destina e a coerência argumentativa.
 No caso das obras de ficção, costumam ser levados em conta critérios que dizem respeito à maneira como se dá à construção dos elementos da narrativa (enredo, personagens, foco narrativo, cenário, tempo), à maneira como se constrói a verossimilhança e finalmente, à qualidade geral do texto com relação ao interesse que se pode despertar enquanto exercício de elaboração de um universo ficcional singular.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Google+ Followers

Instagram

Parceiro

QG dos Blogueiros

Anuncie

Anuncie

SnapChat

SnapChat

Facebook

Youtube

Feature Post

Google+ Badge

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *

Follow by Email

Postagem em destaque

[4ª Poética] Sabe eu - Antonio Luis

Copyright © Faroeste Literário - entrevistas, cursos, resenhas e muito mais | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com