domingo, 30 de outubro de 2016

[Súmula de Domingo] VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA – Ana Cristina da Costa


Assistindo a uma reportagem hoje pela manhã, me fixei no dito. Se não fosse trágico eu riria de mim mesma, pela ingenuidade e falta de interesse em certos acontecimentos com os quais me envolvi durante minha existência.
Tenho três filhos, o primogênito nasceu quando eu tinha 18 anos, inexperiente, mas de certa forma com muita sorte, pois bem, eu no hospital público para ganhar a criança, não ganhei, não havia vaga, então me encaminharam para um particular conveniado ao SUS e foi lá que sofri tudo o que relatava a reportagem, mas quando estava no momento não sabia se estava sofrendo, não sabia se o procedimento era normal ou não, porque quando se trata de hospital e emergência principalmente não questionamos, não somos médicos, não estudamos para nos tratarmos, queremos ficar livres do problema, da dor e no meu caso da dor do parto e ver a carinha do filho. A reportagem falava da violência na hora do parto chamada de Manobra de Kristeller, Parto Forceps e corte. Fiquei apavorada, sofri as três.
Quanto à primeira é mesmo uma grande violência e está proibida, ela consiste em fazer pressão na altura do útero para ajudar no parto. Lembro até hoje do momento, mas entendo também que naquela hora creio eu, foi o melhor a fazer. Violento ou não deu tudo certo comigo e com o bebê. Quanto ao segundo consiste em retirar o bebê com o instrumento cujo nome emprestou ao procedimento, uma pinça que puxa o bebê pela cabeça. Não é proibido, pouco usado, mas se tiverem que optar pelas vidas, sim ele será usado, afinal os médicos devem fazer jus ao juramento de salvar vidas!
Mas fica o alerta para que questionemos os procedimentos médicos se achar que tem algo errado, pesquise, pergunte, procure saber.

Ana Cristina da Costa,
.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Google+ Followers

Instagram

Parceiro

QG dos Blogueiros

Anuncie

Anuncie

SnapChat

SnapChat

Facebook

Youtube

Feature Post

Google+ Badge

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *

Follow by Email

Postagem em destaque

[4ª Poética] Sofro em teu olhar - Robson Lima

Copyright © Faroeste Literário - entrevistas, cursos, resenhas e muito mais | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com