domingo, 6 de novembro de 2016

[Súmula de Domingo] Os fantásticos livros voadores – Ana Cristina da Costa


Parecia ser um dia dos mais tranquilos, propenso a um descanso na varanda, em companhia de uma boa leitura, mas nem tudo o que parece é. Veio um vendaval, um redemoinho e rodopiou toda a cidade, ventou todos os objetos, livros e casas, ficaram as coisas de pernas para o ar.
O homem jogado de cima para baixo viu que tudo era cinza e revirado, depois que passou o reboliço.
Encontrou em meio a destruição o seu livro cativo, mas ele estava vazio, até as letras haviam se evanescido, a tristeza era evidente.
Viu uma menina voando, ela estava sendo puxada por imensas linhas carregadas de livros, um cenário colorido em meio à escuridão. Ela olhou para ele cá embaixo e soltou um livro.
O livro se abriu e o cumprimentou e o conduziu até uma velha mansão. O homem foi recebido pelos livros que dançaram para ele e em volta dele, lhe ensinaram música, dança e todos os tipos de conhecimentos que eles possuíam em seu interior. O compartilhamento de informações era estupendo. O livro mais antigo do lugar foi restaurado, mas o livro amigo lhe ensinou que o ancião só ganharia vida se fosse lido, pois havia tempo esquecido por ali, e o homem o leu e leu e leu. Seus conhecimentos aumentaram e o livro tomou vida. A leitura, tornou-se para ele um hábito, tanto que ele foi ficando e ficando... e fez dali a sua casa.
O homem envelheceu e escreveu ali mesmo a sua própria história.
Chegou a hora de ir, já era hora da partir e deixar o conhecimento para outro. Entregou o seu livro em poder de quem pudesse ler e foi, numa serenidade que só é conferida aos detentores dos conhecimentos.
Uma menina dentuça e de óculos achou o seu livro e... começa tudo novamente.
Minha percepção sobre o vídeo animação, Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore.
Moral:

Reza o ditado que “ Nada se leva dessa vida a não ser o conhecimento” e tenho dito que é a máxima de nossa vida, são palavras muito mais que sábias.
O homem substitui os livros pelos Kindle’s, os vendedores de enciclopédias de porta em porta foram substituídos por geladeiras e paradas de ônibus recheadas de livros, revistas e apostilas, tudo de graça, num sistema de troca, ler e devolver e ou trazer outros, mesmo assim, não chama a atenção de quase ninguém. Os livros são esquecidos às vezes em estantes ainda existentes em algumas casas, num canto qualquer da casa de outros e pasmem! Há um lugar onde são encontrados em abundância, nos lixões. Será que essa atitude confere a identidade de um povo?
O conhecimento adquirido através de um livro não é superado por nenhuma outra fonte, ele ainda é o senhor detentor do conhecimento vasto e preciso, sem contar que o contato com o seu corpo é algo igualmente insuperável.
Meu pai me passou este prazer, tive a oportunidade de conviver com enciclopédias em estante de madeira e ficou gravado em minha mente este modelo de sala de estar, tem que ter estante com livros. Embebi destas fontes como Delta Larrousse e Caldas Aulete fora os diversos infanto-juvenis de capa dura fascinavam os meus olhos de menina sonhadora, a forma, as figuras e conteúdo. Com eles eu li, com eles aprendi e está aqui nos meus anais do cérebro, a satisfação de tê-los tido em minha vida.
NOTA: ainda tenho alguns em minha estante.
Desejo que todos tenham um domingo agradável em família e não se esqueçam de reservar um tempinho para a leitura, um forte abraço.

Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore.
https://www.youtube.com/watch?v=LjkdEvMM5xs




Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Google+ Followers

Instagram

Parceiro

QG dos Blogueiros

Versos da alma

Anuncie

Anuncie

SnapChat

SnapChat

Facebook

Youtube

Feature Post

Versos da alma

Versos da alma

Google+ Badge

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *

Follow by Email

Postagem em destaque

[Súmula de domingo] - JOGOS DA MASSA – Ana Cristina

Copyright © Faroeste Literário - entrevistas, cursos, resenhas e muito mais | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com