domingo, 4 de dezembro de 2016

Entrevista exclusiva com o escritor Diego Sant'Anna

 Olá queridos(as) Forasteiros(as)! Trago hoje para vocês uma entrevista exclusiva com o escritor Diego Sant'Anna. O Diego já é um velho conhecido do nosso blog, que além de ter várias notícias super legais publicadas aqui, foi um dos autores participantes da primeira edição do "Prêmio Melhores do Ano", ganhando em 2º lugar com 451 votos na categoria "Nome mais criativo" com o livro "Mortalitas - Uma história de amor e de morte". Nascido em São José dos Campos, São Paulo, Diego Sant’Anna é formado em Letras. Em 2011 participou do Mapa Cultural Paulista na categoria poesia. Em 2013 teve diversas obras publicadas em antologias, ganhou vários concursos literários dentro e fora do Brasil e publicou sua primeira obra solo, titulada: MORTALITAS: Uma História De Amor E De Morte, obra trilíngue (Português, Inglês e Latim). Em 2014 foi escolhido para representar o Brasil na Feira Internacional do Livro de Belgrado/Sérvia. Em 2015 representou o Brasil no maior festival literário do mundo em Edimburgo/Escócia e publicou o livro: A Chave Para O Infinito. Em 2016, ganhou o 4º Prêmio de Literatura SFX, e trabalha no seu próximo livro de poesias chamado Exórdios: A Origem Do Silêncio, participa de um livro coletivo com outros autores brasileiros de Literatura Fantástica e produz o segundo livro da saga: MORTALITAS, com o título O Segredo de Ophelie, contando com as parcerias internacionais em prol da autenticidade do cenário do livro que é composto pela Mitologia Celta.


1.     Bom, para começar, conte-nos um pouquinho quem é o escritor Diego Sant'Anna.

R: Escritor Diego Sant’Anna é um eterno sonhador e disseminador de sonhos.
Através das palavras tenta encontrar o sentido mais verdadeiro do ser. Nada escapa dos seus olhos sempre atentos, em busca daquilo que está além dos olhos. Suas histórias revelam a essência concretizada, além das formas e cores. Um desbravador destemido de caminho infinito.


2.     Fale um pouco sobre o seu próximo livro "Exórdios: A Origem Do Silêncio".

R: "Exórdios: A Origem Do Silêncio" nasceu de um projeto que eu criei em uma rede social, chamado 366 dias de poesia. Onde eu postei poemas ao longo do ano, os leitores comentavam e interagíamos. Este livro nasceu do silêncio, de momentos de intensa reflexão e análise sobre todos os aspectos mais impactantes contidos no cotidiano. O livro está lindo, e tenho certeza que irá encantar muitos corações.

3.     Como foi para você ganhar o 4º Prêmio de Literatura SFX?

R: Foi uma alegria e uma honra muito grande. Já ganhei prêmios importantes dentro e fora do país, mas quando se ganha um prêmio em casa, tem um sabor diferente. Assim como um filho sempre busca a aprovação dos pais, é assim como me sinto, acolhido e abraçado. Foi a segunda vez que ganhei esta premiação, espero ganhar outros anos e poder receber o prêmio no cenário inspirador que é a Serra da Mantiqueira.


4.     O seu livro "MORTALITAS: Uma História De Amor E De Morte" alcançou fama internacional, fazendo com que você representasse o Brasil em diversos festivais literários de outros países. Como foi para você ver toda essa receptividade desse público tão distinto?

R: Eu realmente não esperava que meu primeiro livro tivesse uma repercussão tão boa em caminhos que foram além das minhas expectativas. Eu acredito que o sucesso do: "MORTALITAS: Uma História De Amor E De Morte" se consiste pela singularidade da obra.

5.     A publicação do livro em 3 idiomas foi intencional para alcançar o mercado estrangeiro?

R: Sim, eu quis escrever em inglês e português para alcançar um número maior de pessoas, visando que já tinha contato com autores internacionais que falavam a língua inglesa. O latim foi uma “provocação”, uma forma de preservação da nossa língua mãe, justamente junto com um movimento que acontece na Europa, para que não haja extinção desta língua tão influente e importante para a história mundial.

6.     "O Segredo de Ophelie" é a continuação da saga "MORTALITAS", e pelo o que entendi ele trará algumas coisas bem diferentes do primeiro livro. Conte-nos um pouquinho quais são essas novidades.

R: “O Segredo de Ophelie” é um livro que está sendo muito esperado pelos fãs da saga “MORTALITAS". Ele vem cheio de novidades, começando pela escrita que será em prosa. O livro é uma aventura épica onde o cenário é contemplado pela mitologia celta. Uma novidade com exclusividade para o BLOG Faroeste Literário, o livro tem previsão de lançamento para segundo semestre de 2017, e uma produtora inglesa já pronunciou interesse em gravar um longa metragem da saga, que começará com “O Segredo de Ophelie”.

7.     A pergunta é bem clichê, mas a gente adora saber. Quais são seus livros e autores favoritos?

R: Eu sou um leitor bem atípico e isso se reflete em minha obra. Leio muito Mirella Faur, Dante Alighieri, William Shakespeare, Gonçalves Dias, Gregório de Matos, Edgar Allan Poe, Stephen King,  Alice Walker, Pablo Neruda, entre outros. Um dos meus livros favoritos chama-se Anam Cara – Um Livro de Sabedoria Celta de John O'Donohue, um livro muito inspirador que indico.

8.     E dos escritores nacionais atuais, há algum que você admira?

R: Gosto muito da escrita do André Vianco e todo o cenário fantasmagórico criado por ele. André Kondo, contista e poeta maravilhoso. Há muitos escritores bons em nosso país, mas a acessibilidade e o incentivo são cada vez menores, grupos independentes como Faroeste Literário, são essenciais para difusão da nossa rica literatura.

9.     Alguns escritores possuem certos "rituais" para escrever, alguns só escrevem de madrugada, outros só bebendo café. Você possui algum? Se sim, qual?

R: Muitos escritores precisam de silêncio para escrever, eu preciso de barulho (risos), sempre ouvindo música ou sons da natureza. Prefiro escrever de noite, bebendo muita água.

10. Há algo que você queira dizer ou acrescentar nessa entrevista?

R: 2016 foi um ano de muita produção literária, participei de algumas antologias, li bastante, aperfeiçoei minha escrita e 2017 será um ano de várias publicações, muitos corações para alcançar e vidas para mudar.

11. Deixe abaixo os links de suas redes sociais e outros que deseje divulgar.

Projeto 366 dias de poesia: https://www.facebook.com/366diasdepoesia/
MORTALITAS: Uma História De Amor E De Morte http://clubedeautores.com.br/book/153302--Mortalitas/

É isso aí pessoal, gostaram da entrevista? Fiquem atentos aqui no blog que nas próximas semanas teremos mais entrevistas com mais autores.
 Um abraço a todos e até a próxima! ;)
Share:

Um comentário:

Seguidores

Google+ Followers

Instagram

Parceiro

QG dos Blogueiros

Versos da alma

Anuncie

Anuncie

SnapChat

SnapChat

Facebook

Youtube

Feature Post

Versos da alma

Versos da alma

Google+ Badge

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *

Follow by Email

Postagem em destaque

[Súmula de domingo] - JOGOS DA MASSA – Ana Cristina

Copyright © Faroeste Literário - entrevistas, cursos, resenhas e muito mais | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com