domingo, 25 de março de 2018

[Súmula de Domingo] Hoje é dia de Que? – Ana Cristina da Costa

Todos os dias sem exceção há algo a se comemorar, dia de santo, de inauguração, de criação ou de morte, hoje falaremos um pouco sobre cada um desses acontecimentos, neste dia 25 de março.

Comemora-se no dia 25 de março o dia da Rua mais famosa do Brasil, por sua peculiaridade em ter como transeuntes desde a sacoleira e o comerciante em busca de produtos mais baratos a fim de repassar aos seus clientes à madame que se traveste de comum para conseguir uma pechincha naquela bolsa de grife? Esta rua é um mundo à parte, onde podemos encontrar do alimento ao menor parafuso. Tem este nome em homenagem à nossa Primeira Constituição Brasileira, Considerado o maior centro comercial da América Latina, a data de hoje marca o aniversário da conhecida Rua 25 de Março, no Centro de São Paulo. Recentemente, o livro Mascates e Sacoleiros (Scortecci Editora, 158 páginas), de Lineu Francisco de Oliveira, publicado em 2010, afirma que o primeiro ofício de registro do local é de 1865, em substituição à Rua de Baixo. O novo nome foi escolhido em uma homenagem da Câmara Municipal e do Poder Executivo ao dia em que foi redigida a primeira Constituição brasileira de 1824, outorgada pelo imperador D. Pedro I. Aos seus 152 anos de existência, parabéns!

Hoje também é o Dia Nacional do Orgulho Gay, onde quem é gay deve aceitar e comemorar e quem não é deve respeitar.

E o movimento LGBT se reúne em passeatas para comemorar essa data, existem conflitos internos, inventaram até a cura gay, para “livrar” as pessoas de algo que já nasce com elas. O que se comemora nesta data é a diferença entre as pessoas e exaltando as minorias que se reúnem para defenderem seus ideais. A primeira parada gay tem registro em 1970 no Brasil buscando mostrar que a intolerância chamada homofobia, querendo o mal dos gays deveria ser erradicada, pois a violência não fazia e não faz sentido algum contra ninguém. Precisamos olhar para nós mesmos antes de condenar aquele que é diferente.

Não condene alguém porque o erro dele (pecado) é diferente do seu.

Os gays podem formar família adotando as crianças por meios legais e essa mudança vai ficando cada vez mais presente na nossa sociedade tentando romper barreiras do preconceito. E os gays assumem cada vez mais seu papel na sociedade mostrando que a opção sexual não tem nada a ver com a convivência e a produção de cada pessoa.

Por fim há inúmeras comemorações a serem feitas hoje e uma delas a mais importante é que estamos aqui, vivos e incólumes a muitas tragédias que assolam o mundo, claro temos nossas mazelas, mas vamos combinar que o Brasil apesar de ser o bebê do mundo nos seus 513 anos de existência contada, não deixa nada a dever ao paraíso.

Por: Ana Cristina da Costa
Imagem extraída do Pixabay
Indicação de Filme: Flores Raras – nacional – NETFLIX
Trailer: http://globofilmes.globo.com/filme/floresraras/
fontes:
https://seuhistory.com/hoje-na-historia/rua-25-de-marco-e-inaugurada http://www.acritica.net/editorias/entretenimento/rua-25-de-marco-faz-152-anos-reconhecida-como-centro-de-todo-tipo-de/196371/



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Instagram

Parceiro

QG dos Blogueiros

Facebook

Youtube

Blogs Brasil

Feature Post

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *

Follow by Email

Postagem em destaque

[4ª Poética] Preta raiz - Mariane Helena

Copyright © Faroeste Literário - Para um amanhã com ainda mais histórias | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com