sexta-feira, 27 de novembro de 2015

[Enflorar literário] Poesia na Balada

Não está entendo nada?! Como assim, um poeta na balada?? NÃO! rsrs... Balada é um tipo de poema! Esqueceu que estamos na temporada dos tipos de poesias? Então o tipo de hoje é esse: POEMA BALADA
Quando estava aprendendo a respeito dos tipos de poesia, me deparei com esse. Confesso que na hora minha cabeça deu um nó, mas fiquei muito curiosa pra saber mais a respeito.
A balada também é um poema de forma fixa. Ela apresenta uma estrutura de estrofes, com oito versos e um com quatro versos ou cinco versos. Esta última estrofe menor recebe o nome de oferenda ou ofertório (estranho né?!). Quanto à estrutura ainda, ela apresenta versos oito sílabas. Ela, possui três rimas cruzadas, ou ainda, variáveis. Além disso, apresenta a repetição de um mesmo conceito ou ideia ao fim de cada estrofe.


  • Vejamos um exemplo: 


Vi-te pequena: ias rezando
Para a primeira comunhão:
Toda de branco, murmurando,
Na fronte o véu, rosas na mão.
Não ias só: grande era o bando...
Mas entre todas te escolhi:
Minha alma foi-te acompanhando,
A vez primeira em que te vi.

Viu? fazer o poema é mais simples que a explicação! É importante conhecermos outros métodos de poetar, se torna um desafio (pra mim foi!) compor dentro de algumas regras... Vai que numa dessas tentativas conheci um tipo diferente que mais te agrada.



Mariane Helena
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Áudio descrição

Áudio descrição
Nós do faroeste, sempre usamos da literatura para falar sobre diversos assuntos, Principalmente sobre causas em que acreditamos, e isso é o maravilhoso da literatura e da arte não é? Ter a liberdade de se expressar. E tão importante como é falar sobre, é ter pessoas para ler e ver o trabalho que fazemos. E mais importante ainda, é permitir que todos tenham total acesso. Por isso, começamos um trabalho em nosso blog. Agora, todas as nossas publicações que possuem imagem, tem em sua legenda a Hashtag PraTodosVerem. Que é um recurso de acessibilidade que dá, a pessoas com deficiência visual acesso total aquilo que publicamos, tanto texto, como imagem, que nós sabemos que é algo que complementa, e muito, aquilo que queremos contar e mostrar. Sempre, depois da Hashtag, irá se seguir uma breve descrição da imagem, descrevendo os elementos principais que a compõem. Este trabalho é uma parceria com a áudiodescritora Raquel Carissime, e os co roteiristas Eduardo Collette e Juliana Santos. O amanhã com ainda mais historias é para todos.

Seguidores

Instagram

Parceiro

Facebook

Youtube

Blogs Brasil

#PraTodosVerem A capa tem fundo amarelo claro, à esquerda, o laço amarelo, símbolo da Campanha. Em cima no centro, em letras pretas: "Eternize suas emoções em versos de vida... Alegres ou tristes eles importam para nós!", abaixo a sombra de uma mão voltada para cima. E a direita, a logo do Blog.

Feature Post

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *

Follow by Email

Postagem em destaque

{Versos de vida} Vestida de flor - Mariane Helena

Copyright © Faroeste Literário - Para um amanhã com ainda mais histórias | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com