domingo, 29 de novembro de 2015

[Enflorar literário] São 4 pra cá, 3 pra lá... Ao ritmo dos Sonetos!

Soneto vem do italiano e sua tradução seria pequena canção! É um poema de forma fixa (como todos os outros suas regras não variam), composto por quatorze versos.
Pode ser apresentado em três formas de distribuição dos versos:

A estrutura se apresenta assim: duas estrofes de quatro versos (quartetos) e duas de três versos (tercetos). Para um poeta que já tem seu estilo bem definido, como eu, poetar dentro de uma métrica, um formato especifico, até mesmo com número de silabas foi e continua sendo muito difícil!

Mas repito que é muito importante para todos que querem escrever ou admiram essa arte, se aventurar por todos os estilos e saber escrever de tudo.

E para os românticos, é um ótimo jeito de versear o amor! Nós somos uma soma de tudo que já lemos e vimos. Não tem jeito, os autores que mais lemos imprimi de forma até inconsciente na nossa escrita os seus traços também. Um nos mais famosos na arte dos sonetos é Vinicius de Moraes. Então para encerrar por aqui, deixo um soneto dele para ti inspirar.



SONETO DO AMOR TOTAL

Amo-te tanto, meu amor... não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade

Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante

Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente

E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.


Mariane Helena

Share:

Um comentário:

  1. Amo este Soneto, simplesmente. Às vezes somos tomados por uma alma de inspiração, aí sai uma pérola como esta.

    ResponderExcluir

Áudio descrição

Áudio descrição
Nós do faroeste, sempre usamos da literatura para falar sobre diversos assuntos, Principalmente sobre causas em que acreditamos, e isso é o maravilhoso da literatura e da arte não é? Ter a liberdade de se expressar. E tão importante como é falar sobre, é ter pessoas para ler e ver o trabalho que fazemos. E mais importante ainda, é permitir que todos tenham total acesso. Por isso, começamos um trabalho em nosso blog. Agora, todas as nossas publicações que possuem imagem, tem em sua legenda a Hashtag PraTodosVerem. Que é um recurso de acessibilidade que dá, a pessoas com deficiência visual acesso total aquilo que publicamos, tanto texto, como imagem, que nós sabemos que é algo que complementa, e muito, aquilo que queremos contar e mostrar. Sempre, depois da Hashtag, irá se seguir uma breve descrição da imagem, descrevendo os elementos principais que a compõem. Este trabalho é uma parceria com a áudiodescritora Raquel Carissime, e os co roteiristas Eduardo Collette e Juliana Santos. O amanhã com ainda mais historias é para todos.

Seguidores

Instagram

Parceiro

Facebook

Youtube

Blogs Brasil

#PraTodosVerem A capa tem fundo amarelo claro, à esquerda, o laço amarelo, símbolo da Campanha. Em cima no centro, em letras pretas: "Eternize suas emoções em versos de vida... Alegres ou tristes eles importam para nós!", abaixo a sombra de uma mão voltada para cima. E a direita, a logo do Blog.

Feature Post

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *

Follow by Email

Postagem em destaque

{Versos de vida} Vestida de flor - Mariane Helena

Copyright © Faroeste Literário - Para um amanhã com ainda mais histórias | Powered by Blogger
Design by SimpleWpThemes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com