quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

[Enflorar Literário] Vem que eu te CONTO!


Inauguro hoje nossa temporada de contos! Já aprendemos um pouco sobre os tipos de poesia, e agora chegou a vez dos contos, vamos comigo mergulhar nesse mundo contista?! Vem que te conto como!
Principalmente no natal, como os contos imperam nos campos da literatura (Seja em concursos, Blogs, publicações em redes sociais, etc.). Quando falamos de conto, com certeza nos vem a mente os contos de fadas! Chapéuzinho Vermelho, Os três porquinhos, João e o pé de Feijão, e por ai vai. Todos esses são contos sim, mais existem muitos outros.
 A  grande duvida da maioria dos escritores que estão iniciando a arte de contar, se faz é: Como saber se estou escrevendo é mesmo um conto?
Mas como saber se o que está escrevendo é mesmo um conto, sem saber o que é conto.
Os tópicos que toparemos: O que é o conto? Como saber se o que eu escrevi é de fato um conto? Quais são os itens básicos para a construção de um conto? Quais os principais contos da literatura brasileira? Quais tipos de conto existem? Quais os autores brasileiros contistas mais famosos? Tudo isso será respondido nas próximas postagens!

Hoje falaremos sobre os contistas e os seus contos famosos da literatura brasileira:

 Clarice Lispector
Conto:Felicidade Clandestina.

Monteiro Lobato
Conto:Negrinha.

Alcântara Machado
Conto:Gaetaninho.

Carlos Drummond de Andrade
Conto:Presépio.

Machado de Assis
Conto:Pai contra Mãe

Rubem Braga
Conto:O Jovem Casal

Se ainda não os conhece, vale a pena conhecer! Será uma ótima forma de iniciar os seus escritos, tendo como referência os melhores.



Mariane Helena


0 comentários:

Postar um comentário